quarta-feira, 17 de abril de 2013

CÉLULA


   As células são unidades estruturais e funcionais dos organismos vivos, possuindo dimensões microscópicas. As primeiras células vivas foram os procariotos e anaeróbicos, eles provavelmente surgiram cerca de 3,5 bilhões de anos atrás, quando a atmosfera era desprovida de oxigênio. Com o passar dos anos as células sofreram muitas adaptações importantes, como a utilização do oxigênio, e se tornaram altamente diferenciadas e especializadas. 
       Todas as células compartilham determinadas características: DNA contendo a informação genética, ribossomos (responsáveis pela síntese de proteína) e uma membrana plasmática que envolve o citoplasma. 

http://www.educartec.com.br/media/catalog/product/cache/1/image/1000x1000/9df78eab33525d08d6e5fb8d27136e95/c/e/celula-4d-03.jpg



     Nos eucariotos o material genético é envolto por um envelope nuclear, nos procariotos não.

http://2.bp.blogspot.com/_7YwBgZcPxoA/RzSNcR1mvoI/AAAAAAAAAAo/MMtTXSg21sA/s400/procariota.jpg


       A membrana plasmática é uma barreira de permeabilidade, firme e flexível, possuindo uma série de receptores e transportadores. O citoplasma de células eucarióticas é composto pelo citosol (solução concentrada com uma série de substâncias e moléculas) e as organelas.
        As mitocôndrias (B) e cloroplastos (A) são organelas intracelulares, sendo responsáveis pela geração de energia nas células. As mitocôndrias são encontradas em todos eucariotos, já os cloroplastos compõem apenas organismos fotossintetizantes.

http://personales.ya.com/geopal/biologia_2b/unidades/imagenes/tema2/cloroplastoc.jpg


       As células possuem ainda um complexo de membranas, composto pelo envoltório nuclear, complexo de Golgi, retículo endoplasmático liso e rugoso, vesículas de transporte, lisossomos e endossomos. Essas organelas possuem diversas funções, tais como de enviar e receber moléculas, empacotar materiais, digerir de materiais, englobar materiais extracelulares.

        As plantas ainda apresentam vacúolo , que possui muitas funções importantes como armazenamento de substâncias, osmoregulação e processamento digestivo.

http://plataforma.cep-marbellacoin.org/phpwebquest/user_image/onzspn348639.jpg



      O citeoesqueleto é uma rede de filamentos que confere sustentação e forma as células, além de permitir o deslocamento das organelas.

     Nos organismos multicelulares existe uma divisão de trabalho entre os diferentes tipos de células e elas possuem comunicações entre elas e se organizam formando os tecidos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário