segunda-feira, 15 de abril de 2013

VOCÊ SABIA?

       O uirapuru é um pássaro característico do norte do país, onde existe uma lenda segundo a qual todos os outros pássaros param de cantar ao ouvi-lo?
       O canto curto e forte do uirapuru demostra os limites do seu território. O canto longo e melodioso é usado na atração sexual. Esses cantos duram de dez a quinze minutos ao amanhecer e ao anoitecer, na época de construção do ninho.


http://3.bp.blogspot.com/K2GQsP2spaM/Th5Ew1srYvI/AAAAAAAACnM/I7dMnbs2UfA/s1600/uirapuru.jpg

      As aves de rapina são vistas por algumas pessoas como “vilãs”, por se alimentarem, por exemplo, de pássaros e de certos animais de criação, como pintinhos de galinhas?

     A palavra rapina significa “roubo violento”. Por isso, a expressão aves de rapina, aplicada a águias e falcões, por exemplo, é uma alusão ao ataque rápido e fulminante que em geral essas aves executam quando capturam presas.

    As aves de rapina alimentam-se de animais diversos, como macacos, cutias, lagartos, ratos e insetos. Elas não devem ser vistas como “vilãs”, uma falsa ideia que incentiva algumas pessoas a exterminá-las. Afinal, além de importantes para a manutenção do equilíbrio biológico de um ecossistema, elas contribuem para certos interesses humanos: comendo ratos e outros roedores, elas evitam que o número desses animais aumente  muito numa região, o que poderia causar grandes danos às lavouras.


http://www.avesderapinabrasil.com/images/materias/melanicas6.JPG

Nenhum comentário:

Postar um comentário