segunda-feira, 15 de abril de 2013

DISTÚRBIOS HORMONAIS


       As doenças de origem hormonal podem resultar de hiperfunção quanto de hipofunção de uma glândula. As glândulas adrenais podem secretar excesso de corticoesteroides, como o cortisol, devido a um tumor. O mesmo  pode ocorrer com as demais glândulas.

      Exemplos de hiperfunção podem ser lembrados, como o da glândula hipófise, que produz diversos hormônios, dentre os quais o do crescimento. O excesso desse hormônio numa pessoa adulta causa a acromegalia, que é o crescimento exagerado das extremidades do corpo: cabeça,  mãos e pés. 

                                           http://poderdasmaos.com.br/admin/db/artigos/466.jpg

    O hipertireoidismo, ou produção hormonal excessiva da tireoide causa pulso rápido, sudorese abundante, sensação de fraqueza, instabilidade emocional, perda de peso, intolerância ao calor, distúrbios no ritmo cardíaco, em casos mais severos, a exoftalmia.
   
 http://2.bp.blogspot.com/_Xqgz_OrLti0/SprTVLtVnjI/AAAAAAAAAUc/JQgFzgv6WwM/s400/exoftalmia.bmp

      A deficiência hormonal resulta, frequentemente, na destruição do tecido glandular, que pode ser causada por infecção, falta de circulação na glândula, alterações genéticas e congênitas, como mutações e aberrações cromossômicas, podem levar à hipofunção glandular. É o que acontece na síndrome de Turner, em que uma menina nasce com atrofia ovariana e consequente infertilidade, além de retardo mental e algumas malformações( rins e coração).
      A hipofunção tireoidiana, por exemplo,  quando ocorre na infância, pode levar a uma forma de debilidade mental, o cretinismo. Na idade adulta provoca apatia, aumento de peso, sensação de fraqueza, lentidão dos reflexos e retenção de líquido nos tecidos do corpo.                                                                                                                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário